domingo, 17 de outubro de 2010

Sala de recursos na E.B.M. Catarina Furhmann.

Sala de recursos na E.B.M. Catarina Furhmann.

A  E.B.M. Catarina Furhmann, hoje possui uma sala de recursos a qual foi doada pelo MEC, com uma sala multifuncional, com vários equipamentos para atender melhor  os alunos de altas e baixas habilidades, ou seja todas as deficiências. Não só alunos da própria escola como também das demais escolas do município.
A escola precisou fazer algumas adaptações para poder receber todos os equipamentos, já foi entregue à escola os seguintes materiais:computadores adaptados, scanner, impressora, mesas, cadeiras, fone de ouvido, teclado adaptado. Com a parceria da Secretaria Municipal de Educação foi  ampliado o  espaço da escola, com a construção de uma nova sala.  Em breve com o término das obras a sala já estará em perfeitas condições de uso para receber os alunos.

Nova tecnologias na educação.

Nova tecnologias na educação.



Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=-FoX50_ZORQ

E.B.M Catarina Furhmann.

Histórico da Escola Catarina Furhmann.

A Escola Catarina Furhmann foi fundada no dia 29 de maio de 1991, pela lei nº 573, atendendo crianças de 0 a 06 anos de idade.
Devido a grande procura de matrícula para alunos do ensino fundamental, a secretaria da educação firma um convênio com a entidade SESI, para ocupar o espaço físico e assumir as turmas da pré-escola que era da responsabilidade do SESI, e também ampliando as demais turmas do ensino fundamental.
Este convênio permanece em vigência, e hoje a escola é denominada como Escola Básica Municipal Catarina Furhmann. Neste ano de 2010 foi realizado um concurso entre o corpo discente para escolhermos o Lema da Escola que ficou: “ Responsabilidade, criatividade, dedicação e limites”
Atualmente a E.B.M Catarina Furhmann  tem seu quadro funcional composto por 19 funcionários,  sendo 14 professores das diversas áreas do conhecimento, 01 merendeira, 02 serviços gerais 01 agente bucal e 01 estagiaria para o laboratório de informática. Responde pela Direção da escola a Professora Mestre Alessandra Antunes Dias Marcelino, e Secretaria a professora Viviane Ferreira da Costa, com atendimento de supervisão escolar senhora Neusi Masselai
 A escola consta de 135 alunos matriculados do 2º ano ao 4º ano do ensino fundamental de nove anos. Salientando que esta sendo feito algumas ampliações para melhor atender a comunidade.
 
 

 

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fazendo Arte com Romero Britto.

Fazendo Arte com Romero Britto.
Este é o título do plano de aula que se iniciou com as três turmas de 2º. ano da E.B.M. Catarina Furhmann-Otacílio Costa-SC, com o objetivo de fazer com que os alunos ampliem o gosto pela arte; a aprender a apreciar obras de arte e a adquirir conhecimento sobre artistas; a conhecer e fixar as cores, as linhas  e as formas geométricas; a expressar emoções e sentimentos;... explorando diferentes materiais, utilizando o desenho e técnicas de pintura. E também buscar a integração dos pais com a escola na colaboração das atividades realizadas em em parceria pais/filhos e comunidade escolar. 

“Para mim, a Arte reflete a celebração das coisas simples e gostosas da vida".
(Romero Brito)


Depois de apresentar a biografia de Romero Brito, aos alunos na sala de informática usando o Data show, onde foi mostrado a biografia e obras do artista onde falava-se que aos oito anos de idade, ele começou a pintar em sucata, papelão e jornal, foi então  que surgiu a idéia da primeira releitura realizada pelos alunos. Cada um escolheu uma obra para fazer sua própria releitura e então começaram a atividade pelo desenho. 
 
 

Algumas das obras apresentadas aos alunos.

 

 
 

 

 

Algumas atividades realizadas, pois este plano de aula ainda está sendo executado.

Desenho.






Pintura com lápis de cor.


Pintura com guache.
Confecção do mural em grupo com cartolinas onde serão usadas como painel para exposição dos trabalhos finais dos alunos. 




Atividade adaptada com a parceria da professora Rosangela dos Anjos para a aluna com Necessidades Especiais.






Confeccção de uma lembrança para ser entregue aos pais no dia da oficina pedagógica.










Assim que concluir este plano de aula que acabou se tornando um projeto, postarei as demais fotos.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fotos das obras destes grandes artistas Marlete Palhano(Lageana) e Aldemir Martins(Cearense).

As atividades que realizei com as turmas de Pré I e II foram contextualizadas com estes dois artistas:Marlete Palhano e Aldemir Martins.
A artistaMarlete Palhano com um dos seus gatos inpiradores.

Aqui algumas de suas obras que apresntei para as crianças.
Este é o grande Aldemir Martins e algumas de suas obras.


Atividade de artes com a turma de Educação Infantil. Tema: Gatos

Atividade realizada com turmas do Pré I e Pré II da E.B.M Traços e Letras.
Otacílio Costa-SC.

Nesta atividade  trabalhei com as crianças sobre o animal "Gato", contextualizei as atividades com dois artistas que usam o "Gato" como inspiração para suas obras: Martlete Palhano e Aldemir Martins.
 Apresentei as crianças a música Atirei o Pau no Gato (infantil) e a música Negro Gato( Mc Leozinho).
 Aqui estou eu com todos os "gatinhos" reunidos.

 Realizei duas atividades uma máscara de gato e um gatinho feito como uma espécie de móbile. Todos adoraram!
Também trabalhei com uma maleta da artista Marlete Palhano, onde tem jogos como: quebra-cabeças, jogo da memória, imagens da artista, entre outras coisas.
As crianças adoraram este material.